Nunca é cedo demais para começar

Afinal com que idade tenho de começar a ter algum cuidado com a pele?

Fazem-nos esta pergunta muitas vezes e esta semana decidi dar-vos uma resposta. A verdade é que desde que nascemos devemos ter cuidados com a pele. Normalmente, quando somos bebés, os pais tratam muito bem da nossa pele, até porque é muito fina e precisa de muita hidratação. À medida que vamos crescendo, é necessário continuar com este cuidado. Mas depois vem a adolescência e com ela as borbulhas, o acne e a falta de confiança em nós próprios. Se és adolescente e tens muitas borbulhas não entres em pânico, é normal. Deves consultar um dermatologista e ele dar-te-á os melhores conselhos para ultrapassar essa fase da melhor maneira!

Mas afinal, com que idade temos de ter uma verdadeira rotina de skincare, daquelas que vemos as nossas mães e avós a terem?

Cada caso é um caso, claro está! Mas eu comecei com 16 anos. Com uma mãe que sempre me incentivou a cuidar muito bem da minha pele, desde cedo me habituei a aplicar alguns produtos de manhã e à noite. Não comecei a aplicar todos os produtos ao mesmo tempo, fui experimentando e vendo o que a minha pele gostava mais.

Para ser mais simples, deixo algumas dicas para quem está a começar a criar a sua rotina e não sabe por onde começar!

DICA #1

A limpeza do rosto é essencial, mas para quem está a começar e, principalmente, para quem é ainda jovem, pode perfeitamente ser realizada com sabão de seda, por exemplo, que custa cerca de 1€ no supermercado. Resulta em muitos tipos de pele, principalmente em peles jovens. Deixamos para mais tarde adquirir um produto de limpeza de rosto.

DICA #2

É essencial teres um bom creme hidratante, próprio para o rosto e adequado à tua pele. A maioria dos cremes hidratantes para peles jovens têm um preço bastante acessível. O meu conselho é o seguinte: não compres logo um creme de dia e um creme de noite! Depois dos 25 anos (para a maioria das pessoas), a combinação destes dois cremes são fundamentais, mas antes disso, na minha opinião, não há necessidade, principalmente se estás ainda a acertar as tuas preferências. Opta por um creme suave e sem proteção solar para também poder ser utilizado à noite.

DICA #3

Coloca protetor solar todos os dias de manhã depois do creme hidratante! Seja verão ou inverno, este passo nunca falha na minha rotina. E faz muita diferença! O protetor solar atua como uma barreira que absorve os raios UV, impedindo que estes danifiquem a pele. Ao comprar um protetor solar devemos procurar produtos que ofereçam proteção contra os raios UVB e contra os raios UVA, além de escolher um FPS (Fator de Proteção Solar) adequado ao nosso tipo de pele.

DICA #4

Não utilizes maquilhagem todos os dias! Depois de ter lido vários artigos escritos por dermatologistas sei que utilizar maquilhagem todos os dias não é a melhor opção. Também se deve ter cuidado na escolha da maquilhagem, principalmente se tens pele sensível, alergias, acne ou outros problemas de pele. Infelizmente, o mais barato quase nunca é o melhor. Os cuidados de pele para prevenir problemas causados pelo excesso de maquilhagem penso que são conhecidos de todo o público feminino, mas não custa relembrar: retirar toda a maquilhagem antes de ir dormir (mesmo que já sejam 4 da manhã e não te apeteça mesmo nada).

E já está! De certeza que não te vais arrepender se seguires estas dicas! E a verdade é que nunca é cedo demais para começar!

O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/raios-ultravioleta-presentes-na-luz-do-sol-raios-uv-podem-ser-nocivos.htm?cmpid=copiaecola

1 comentário

  • Dicas tão praticas e que traduzem tudo o que nos parece complicado a uma primeira vista! Adorei! Continuem com estes posts!

    Sara

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos