É mesmo necessário creme de dia e creme de noite?

Depois de estudado o tipo de pele que tenho e de acertar com a limpeza adequada, é mesmo necessário ter um creme para durante o dia e outro para atuar durante a noite? Faz sentido?

Não é dificil de entender se tivermos em conta que durante o dia a pele do nosso rosto está sujeita a muitos tipos de agressões. Um estudo desenvolvido pela Clarins em 2017 revelou que existem 17 choques térmicos ao longo do dia. Por isso, um creme de dia ter de ser sobretudo para proteger.

Por outro lado, durante a noite, as células da pele do rosto regeneram-se de forma mais eficaz, seja pelo bioritmo natural das células, seja porque em repouso sofremos menos agressões ambientais. Por isso, devemos aproveitar para, com o creme de noite adequado, tratar a pele em profundidade, promovendo a sua nutrição.

Estes cremes são ainda diferentes:

NA SUA TEXTURA

Cremes de dia - são mais suaves e pouco densos, o que facilita a absorção rápida e permite aplicar maquilhagem por cima
Cremes de noite - têm textura mais rica, sendo a sua absorção mais lenta e a acção mais prolongada.

NOS SEUS INGREDIENTES

Cremes de dia - filtro solar
Cremes de noite - nutricionalmente ricos, com agentes que promovem hidratação, nutrição e cuidado.
    Por haver estas diferenças é obrigatório, quase em todos os casos de tratamento, ter um creme de dia e um creme de noite. A maioria das linhas cosméticas tem estes dois tipos de produtos que, quando usados em conjunto, potenciam bastante os resultados do tratamento.
      A ação do creme de dia - proteção - apenas é válida quando a pele se regenerou, hidratou e descansou dutante a noite. Mas, também o creme de noite, só é capaz de realizar a função que lhe compete quando o creme de dia atuou como protetor.

      Embora muitas pessoas olhem para a necessidade de usar um creme de dia e um creme de noite como uma mera estratégia de marketing, que obriga o consumidor a comprar aos pares, a verdade é que o efeito do primeiro depende da aplicação do segundo e a eficácia do segundo está refém da atuação do primeiro.

      É um caminho e uma luta pela beleza da pele que só tem uma saída - aliar.

      2 comentários

      • Cada vez aprendo mais! Continuem com estes posts!

        Beatriz
      • Mais uma vez gostei muito. Já entendi que gostam bastante da Clarins, mas é indicado para peles mais maduras? Queria dar um creme à minha avó e não sei se essa marca tem cremes adequados à sua idade

        Inês

      Deixe um comentário

      Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos