Qual é o segredo do cuidado anti envelhecimento?

Para nós, a pele é um orgão forte e ao mesmo tempo sensível, que não requer modelos rígidos de tratamento.

Eu penso que a pele precisa de um plano consistente de tratamento que leve em consideração os dias e locais, as diferentes estações do ano e as diferentes fases da vida. Por isso, o plano é sempre muito individual e deve ser adaptado por cada pessoa ao seu modo de vida e ao bem estar da sua pele.

Existem, no entanto, 3 fases comuns a todos os planos de tratamento: limpar, tonificar e hidratar a pele, sem falar no proteger a pele, que é muitíssimo importante.

Há um produto cosmético que está sempre associado ao antienvelhecimento, que proporciona um bem estar à pele e é aconselhado, na maior parte das vezes, a mulheres e homens com mais de 30 anos - o Sérum.

Quais são as funções do sérum?

  • Atenua pequenas rugas e linhas produzidas pela secura
  • Suporta as funções da pele
  • Regula a hidratação
  • Dá elasticidade (a pele fica mais firme)
  • Acalma a pele avermelhada e sensível
  • Ajuda a pele a recuperar o seu equilíbrio natural.

O sérum é sempre aplicado após limpeza e tonificação da pele.

Existem séruns para cuidados urgentes específicos, independentemente da idade que temos:

  • Sérum alisador da pele, para peles com poros
  • Sérum hidratante, para peles sedentas
  • Sérum para atenuar imperfeições da pele (alterações de pigmentação como manchas, discromias, zonas escuras, marcas devidas a acne, vermelhidões).

Existem, também, e são os mais solicitados por ambos os sexos, os séruns antienvelhecimento:

  • Sérum antienvelhecimento, para peles que não querem envelhecer
  • Sérum regenerador, extra-firming ou com efeito lifting, para peles maduras   (acima dos 55 anos).

Para efeitos imediatos, com ação tripla antienvelhecimento existem as máscaras de tecido, a exigência do cuidado de rosto em sérum com efeito lifting e redensificante. Em 15 minutos, esta máscara permite um tensionamento imediato da pele, as rugas são esbatidas e a pele fica mais lisa e recupera luminosidade.

Para os homens, a preocupação antienvelhecimento é na zona do contorno de olhos. O sérum de olhos para homem impulsiona a energia que tem na sua pele.

Pessoalmente, sou fervorosa adepta de produtos de origem vegetal, testados dermatologicamente.

Embora já tenha mais de 55 anos, não vou na cantiga dos séruns antienvelhecimento com base em ácido hialurónico; não porque o ácido hialurónico não seja importante na hidratação da pele e, por tal, seja fundamental para manter os níveis de ácido hialurónico se queremos abrandar o envelhecimento.

O nosso organismo produz ácido hialurónico naturalmente e este ajuda a manter a pele hidratada e com volume. Mas, com o passar dos anos, a produção de ácido hialurónico vai diminuindo. O tratamento com ácido hialurónico só é eficaz se este for injetado. Os preenchimentos (injeções) faciais com ácido hialurónico são muito eficazes na correção dos sulcos entre o nariz e os lábios (sulcos nasogenianos) e para redesenhar o contorno dos lábios e dar-lhes volume (e também para levantar os cantos da boca). Também permitem aumentar o volume das maçãs do rosto.

Atenção!

Estes tipos de tratamentos devem ser sempre realizados por dermatologistas. Existem outras técnicas mais ou menos invasivas para rejuvenescer o rosto, que são sempre realizadas por dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

Por isso é que sou fã de usar produtos adequados a cada idade, à base de plantas, que abrandem o envelhecimento extrínseco da pele, mantendo um modo de vida saudável e sempre feliz!

Não se esqueça!

Se é verdade que não podemos evitar o envelhecimento intrínseco da pele (determinado por fatores genéticos e hormonais), está ao seu alcance prevenir e atuar contra o envelhecimento causado por fatores externos (exposição à radiação solar ultravioleta, poluição, stress, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, sono insuficiente e dieta pouco equilibrada), além do plano de tratamento diário da pele.

1 comentário

  • Muito bom! Realmente é super importante esta informação relativa ao ácido hialurónico… muitas vezes existe uma propaganda enganosa relativamente ao uso deste! Continuem com estes posts sempre tão informativos e baseados em conhecimentos científicos!

    Luísa

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos