Os olhos são a janela da alma

Tenho um grande trauma com o cuidado dos olhos porque durante a minha adolescência não conseguia ir à praia sem ficar com os olhos super inchados e a lacrimejar a toda a hora. Ficava tão mal que nem conseguia ler! Quando foi descoberta a razão alérgica, melhorei bastante, mas nunca mais expus os olhos ao sol imediatamente depois de mergulhar no mar, que era uma coisa que eu gostava tanto! Digo-vos que foi uma experiência de que não me esquecerei. Tenho muitas alergias, que os meus filhos herdaram, mas quando toca a sintomas nos olhos é mesmo muito mau, custa muito… Bom, não vos quero passar o trauma. Só quero tranquilizar testemunhando que, identificada a causa, tudo tem remédio.

Se costuma ter os olhos inchados, sabe que é muito desconfortável.

O que causa olhos inchados e qual a melhor prevenção?

Os olhos e as pálpebras ficam inchados e, ocasionalmente, vermelhos e sensíveis à pressão. A comichão, o lacrimejo e a sensação de ardor são constantes. Os sintomas geralmente afetam ambos os olhos, e só em raras ocasiões, afetam apenas um. Mas porquê?

Já devem conhecer algumas das causas mais comuns para os olhos inchados!!!

De manhã, ao espelho, são evidentes as marcas da noite anterior:

  • poucas horas de sono
  • ar viciado (por exemplo, em espaços muito quentes ou abafados)
  • ter chorado durante um filme romântico

são factores que exercem uma enorme pressão sobre os nossos olhos, fazendo com que inchem.

Isto acontece porque a pele do contorno dos olhos é muito mais fina do que aquela que cobre o resto do rosto, o que significa que os sinais de desgaste e de fadiga são bem mais visíveis nesta zona. Contudo, os olhos inchados também podem ter origem hereditária ou estar relacionados com o envelhecimento.

Existem ainda muitas outras causas:

  • Se o seu jantar estiver muito salgado ou contiver muita proteína, poderá acordar com os olhos inchados (agrava-se se passar muito tempo a dormir na horizontal, o que compromete o fluxo do fluido linfático para a zona dos olhos).
  • Alergias (normalmente relacionadas com pólen, poeiras e pêlos de animais) e intolerância a determinados medicamentos ou alimentos.
  • A neurodermatite aguda pode provocar olhos inchados, inflamados e/ou secos.
  • Certas infecções oculares como a conjuntivite ou os terçolhos.
  • Os problemas nos olhos são, por vezes, indicadores de outra doença. Por exemplo, os olhos inchados podem ter como origem a doença cardíaca ou renal, hipotiroidismo ou tensão arterial elevada. É frequente os olhos incharem quando estamos constipados, especialmente se os seios nasais forem afectados ou se temos sinusite.
  • A desidratação.
  • A secura ocular (devido ao uso prolongado de lentes de contacto, à exposição ao ar aquecido ou a longas horas diante do computador).
  • Alguns medicamentos secam os olhos, fazendo com que inchem.
  • Influências externas, como uma pancada ou impacto.
  • Durante a menstruação, com a produção de estrogénio, muitas mulheres apercebem-se de acumulação de fluidos em redor das pálpebras.  

 

Como tratar os olhos inchados?

Existem vários tratamentos disponíveis, dependendo da causa do inchaço. Regra geral, se os sintomas não desaparecerem por si, é aconselhável consultar um oftalmologista para determinar a causa. O mesmo se aplica a sintomas recorrentes ou a sintomas repentinos que demoram a desaparecer.

Existem vários remédios caseiros simples, testados e comprovados que podem proporcionar alívio rápido aos olhos muito inchados. Tal como acontece com a maior parte das tumefações, o frio pode fazer maravilhas.

Há quem seja adepto de colocar saquetas de chá no frio (o chá verde reduz o inchaço) ou rodelas de pepino e colocar sobre os olhos. Devido às minhas alergias, nunca arrisquei!

Cuidado! As saquetas de chá preto aromatizado podem desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas. Se for este o caso, remova imediatamente a saqueta de chá.

Uma alternativa prática consiste em usar duas colheres de chá: ponha-as no congelador durante cinco minutos e, em seguida, coloque-as com a parte interior côncava apoiada sobre os olhos inchados. O frio, além de agradável, fará reduzir o inchaço.

Importante! Não deixe as colheres durante muito tempo no congelador para que não fiquem demasiado geladas. Se as colheres provocarem uma sensação desagradável, retire-as imediatamente dos olhos e espere um pouco que o metal aqueça.

Se sofre de olhos inchados com frequência, é aconselhável usar uma máscara de frio para os olhos. A máscara de gel provoca uma agradável sensação de frescura, acalmando e refrescando a pele sensível que envolve os olhos.

Se o inchaço for devido a secura ocular, umas gotas oftálmicas específicas ajudam a estabilizar a película lacrimal e a manter os olhos hidratados, o que irá reduzir a irritação.

Se o inchaço for devido a alergias, os anti-histamínicos (à venda em farmácias) podem oferecer um alívio rápido dos sintomas agudos. A medicação específica para as alergias alivia os sintomas ou evita as reações alérgicas; não deixe de consultar um médico imunoalergologista.

Se o inchaço for provocado por tensão arterial alta ou por uma doença cardíaca ou renal, o seu médico poderá indicar-lhe o melhor tratamento.

Se o inchaço for devido a neurodermatite e os sintomas forem agudos, costuma ser receitado um creme de cortisona.

Atenção! Nem todos os cremes e pomadas são adequados para todas as zonas da pele, por isso, consulte sempre um médico antes de aplicar na pele sensível que tem à volta dos olhos algum creme ou pomada.

Uma infeção ocular pode fazer com que os olhos inchem, mas deve ser o oftalmologista a recomendar o tratamento adequado; existem vários tratamentos disponíveis, dependendo do tipo de inchaço.

 

Como prevenir os olhos inchados?

Existem várias formas de prevenção, tal como existem várias causas para o inchaço nos olhos. Sempre que possível, evite as causas comuns, como beber álcool à noite ou comer alimentos com elevado teor de sal e de proteína.

Além disso, é possível evitar os olhos inchados se tiver em conta os seguintes conselhos:

  • Durma o mais que puder e tente manter um padrão de sono regular. Sete horas de sono é o ideal para a maior parte das pessoas.
  • O seu quarto não deve estar muito quente. Cada pessoa é diferente no que toca a determinar qual a temperatura ideal do seu quarto, mas, regra geral, esta deverá manter-se entre os 16 e os 20 ºC.
  • O ar poluído pode irritar os olhos - todas as divisões da casa devem ser bem arejadas regularmente para evitar que os olhos fiquem secos, irritados e inchados.
  • A desidratação é uma das causas possíveis de olhos secos e inchados. É importante ingerir muitos líquidos – idealmente, dois litros de água por dia. Consumir menos açúcar também pode ajudar a evitar este problema.
  • Muitas alergias podem provocar olhos inchados.
  • Não deve consumir quantidades excessivas de açúcar ou de álcool.
  • Usar cosméticos com perfume ou conservantes pode também irritar a pele. Nos doentes com neurodermatite, isto pode causar inchaço nos olhos. Estes doentes devem, portanto, seguir um estilo de vida saudável e evitar usar produtos agressivos para a pele. Toda a gente deve ter no critério de escolha de cosméticos sem perfume e sem conservantes.
  • Se o inchaço for causado por conjuntivite ou por outra infeção ocular, existem diversos métodos de prevenção consoante o tipo de infeção; deve sempre consultar o médico oftalmologista.
E seguindo estas dicas de certeza que vão ter o melhor olhar e isso é muito importante, até porque os olhos são a janela da alma!

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos